quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Lenda da Vitória Régia

Diz-se que nas noites de luar, a Lua desce à Terra para se casar com uma índia.
Esta crença existia na época em que as nossas terras eram povoadas por tribos indígenas, onde o masculino e o feminino não existiam como figuras determinadas nas lendas indígenas. A Lua, para eles, era um guerreiro audacioso, valente, forte e belo. As jovens índias queriam conquistar o seu amor para se transformarem em estrelas no céu.
Houve uma índia chamada Naiá, que sonhava com esse maravilhoso guerreiro. Passava as noites observando o luar, fascinada com seus raios que banhavam seu corpo, parecendo os braços forte do amado.
Muitas vezes, Naiá corria pelos campos, com os braços estendidos, tentando alcançar a Lua, mas jamais conseguia.
Certa noite, doente de paixão, Naiá viu surgir com todo esplendor a Lua refletida nas águas de um rio. Não pensou duas vezes: imaginando que o amado aparecia para atender aos seus chamados, Naiá atirou-se em seus braços e acabou morrendo no fundo do rio.
A Lua, por sua vez ficou com pena de tamanha tragédia que, ao invés de transformar a pobre moça numa estrela , achou melhor transformar a indiazinha em uma flor tão bela quanto imensa.
Assim é que, transformada em Vitória Régia Naiá aguarda todas as noites seu guerreiro amado, e quando a Lua surge, abre suas enormes pétalas oferecendo sua corola para receber os raios prateados do amado.