segunda-feira, 6 de julho de 2015

Lenda do Muiraquitã


1. Lenda do Muiraquitã

A lenda do Muiraquitã é considerada um verdadeiro amuleto da sorte, que consiste num sapinho feito de pedra ou argila, geralmente é de cor verde, pois era  confeccionado em jade. Os indígenas contam a seguinte lenda: que estes batráquios, eram confeccionados pelas índias que habitavam as margens do rio Amazonas. As belas índias nas noites de luar em que clareava a terra se dirigiam a um lago mais próximo e mergulhavam em suas águas retirando do fundo do lago bonitas pedras que modelavam rapidamente e ofereciam aos seus amados, como um verdadeiro talismã que pendurado ao pescoço levavam para caça, acreditando que traria boa sorte e felicidade ao guerreiro. Conta à lenda que até nos dias de hoje muitas pessoas acreditam que o Muiraquitã trás felicidade é considerado um amuleto de sorte para quem o possui.

O Muiraquitã apresenta também outras formas de animais, como jacaré, tartaruga, onça, mas é na forma de sapo a mais procurada e representada por ser a lenda mais original.


2. Lenda do Muiraquitã

Lenda do Muiraquitã, o sapinho verde da sorte. Muiraquitã é considerada amuleto da sorte feito de pedra ou argila, em formas de animais, principalmente como sapinho verde.

A lenda diz que na tribo das ICAMIABAS, as mulheres guerreiras que não tinham marido e não deixavam ninguém se aproximar de sua taba. Manejavam o arco e a flecha com uma perícia extraordinária. A lua, as protegia. Uma vez por ano as guerreiras recebiam em sua taba os guerreiros Guacaris, como se fossem seus maridos. Se nascesse uma criança masculina era entregue aos guerreiros para criá-los, mais se fosse uma menina ficavam com elas. Em um dia especial, pouco antes da meia – noite, quando a lua estava quase a pino, dirigiam-se em procissão para o lago, levando nos ombros potes cheios de perfumes que derramavam na água para o banho purificador.

À meia noite mergulhavam no lago e traziam um barro verde, dando formas variadas de animais, como sapo, peixe, tartaruga e outros. As guerreiras ofereciam os amuletos aos guerreiros Guacaris, que traziam pendurados em seu pescoço para dar sorte. Portanto o sapinho verde é considerado como um verdadeiro amuleto de sorte, e traz felicidades a quem o possui.