sábado, 9 de agosto de 2008

Fábula: A Carpa

Fábula Chinesa
Havia, certa vez, um filósofo muito pobre e naqueles dias todo o seu dinheiro tinha acabado. Procurou, então, seu amigo marquês para pedir-lhe emprestados alguns víveres.
- Muito bem, disse-lhe o marquês, em breve terei o dinheiro dos impostos e então poderei emprestar-lhe trezentas moedas de ouro. De acordo!?
O filósofo, diante da atitude do amigo, contou-lhe esta história:
-Quando, ontem, me dirigia para cá, ouvi, no meio do caminho uma voz que me chamava e, olhando em volta deparei-me com uma carpa caída no meio da estrada. Perguntei-lhe o que fazia ali e ela me respondeu que vinha de um lago ao Norte, e que precisava urgentemente de um balde d'água para salvar sua vida.
-Muito bem, disse-lhe eu, em breve irei ao Sul visitar alguns amigos e não me esquecerei de trazer-lhe um pouco da água de um grande rio que há por lá. De acordo!?
A carpa, indignada, me disse:
-Então, eu aqui, precisando de apenas um balde d'água para me salvar e tu me vens com promessas vãs!!!